Criando sua Visual Novel: Parte 2

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Oie
Hoje vou ensinar para vocês um pouco mais sobre o programinha Ren'py, aqui vai o básico,só para vocês já irem conseguindo mexer neste programa. vou explicar sobre o menu e o que cada parte dele faz, na próxima postagem já vou ensinar a como criar sua Visual Novel.
Irá ter um projeto intitulado Superman foi o nome que eu coloquei na visual novel para demonstração do próximo tutorial.

Dividi o quadrinho em números para dar uma explicação sobre cada um
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1
PROJECTS: Aqui se encontra os projetos existentes. 
Para criar um novo, clique em "Create New Project".

Há dois projetos que já vem na instalação, se você clicar no que está em Tutorial e Launch project,abrirá uma aba com o projeto e um tutorial em inglês explicando o que você precisa saber. O único problema é que se você não entende muito inglês, talvez nem seja de tanta ajuda. 
Há também o The Question, que é o exemplo de um jogo, basicamente uma visual novel mesmo.
Achei esse do menu traduzido mas ainda não descobri como colocar a tradução nele,assim que descobro posto aqui no blog para vocês.

2
LAUNCH PROJECT - Executar o projeto (jogar)
É só você clicar em cima do projeto que você quer e clicar em Launch project para jogar

3
EDIT FILE - Aqui se encontra os arquivos da sua Visual Novel: Script.rpy, Options.rpy e Screens.rpy. Clicando em qualquer um deles, uma interface de edição de texto irá se abrir.

4
CHECK SCRIPT (LINT) - Checar o código-fonte do jogo em busca de erros, validar.
CHANGE THEME - Altera a interface da Visual Novel.
DELETE PERSISTENT  - Tarefa de manutenção - remoção de arquivos persistentes do projeto.

5
BUILD DISTRIBUTIONS - Cria um arquivo compactado com tudo o que se encontra dentro da pasta do projeto. Quando terminar o seu jogo é aqui que você deve clicar. Além de criar uma pasta que tem que ser descompactada ele também já cria automaticamente Launch/Start game do seu jogo.

PREFERENCES (Fica abaixo do item de cima)- Abre a tela de opções do Ren'Py, aqui você pode mudar o idioma, a pasta onde se encontra o projeto e o mais importante, decidir o editor de textos.

Isso é tudo o que talvez você precise saber.


ESCOLHENDO O EDITOR DE TEXTO

Tive que pegar uma imagem na web porque no meu já está o nome do editor que instalei
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Clique em Preferences e ele te levará até essa pagina acima
Clique em "None" na aba Text Editor.
Em seguida, escolha uma das opções, Editra ou JEdit.
Espere o download, e então seu editor de textos estará pronto para ser usado.

Eu escolhi o Editra, não sei qual a diferença entre os dois, na próxima postagem já esteja com este editor instalado pois começaremos a criar o jogo.
Qualquer duvida não se esqueça de perguntar.


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