03/12/2014

avatarautor

Criando sua Visual Novel: Parte 4 [Final]

| |
Yoo
Vamos ao SCRIPT que será basicamente a historia da sua visual novel, essa é a ultima parte então preste bastante atenção, caso ocorra erros podem perguntar pelos comentários.
Lembrem-se de clicar nas imagens para ver maior.


CRIANDO SEU ROTEIRO

Vamos a criação dos seus personagens e a historia.
Clique em Edit File > Script.rpy, e espere abrir uma janela com um editor, se não abrir é porque você não instalou, então volte lá para parte 2 e leia a parte de escolhendo o editor de texto.



O editor será esse se você escolheu o Editra:



Ao clicar em script.rpy aparecerá isso abaixo,se não aparecer clique lá de novo,depois exclua TUDO

clique para ver maior

AQUI tem uma tabela de cores,você vai precisar, na cor que você quer copie de # para frente Tipo isso #000000

Copie isto abaixo e cole no editor: 
Substitua abaixo pelos seus sublinhei só os primeiros de cada o resto é com vocês.
Em Parque é o nome do Background de fundo ou seja cenário

Mulher_Maravilha_normal é a imagem do seu personagem

define S = Character('Superman', color="#27408B")

S se refere a Superman no roteiro color é a cor que o nome vai aparecer

rock.ogg é o nome da musica que vai tocar (se o seu tiver formato mp3 coloque isso no lugar de Ogg).

ISSO:

    menu:

        "Bom trabalho.":

            jump bom

        "... Pode melhorar":

            jump ruim

É as escolhas que as pessoas fazem nos diálogos.


# Imagens usadas no game.
image bg parque = "parque.jpg"
image bg começo = "começo.jpg"
image bg fim = "fim.jpg"
image bg club = "club.jpg"

image Mulher_Maravilha_normal = "Mulher_Maravilha_normal.png"
image Mulher_Maravilha_2 = "Mulher_Maravilha_2.png"
image Superman_rindo = "Superman_rindo.png"
image Superman_normal = "Superman_normal.png"
image Harley_Quinn = "Harley_Quinn.png"

# Personagens e cor do nome no game.
define S = Character('Superman', color="#27408B")
define U = Character('???', color="#FFFFFF")
define M = Character('Mulher Maravilha', color="#FF4040")
define H = Character('Harley Quinn', color="#D2B48C")

# O jogo começa aqui.
label start:
    $ bl_game = False

    play music "rock.ogg"

    scene bg parque
    with fade

    U "Ohh... Alguém me ajude estou em perigo."
    "Socorro..."
    "Ajudem..."

    scene bg club
    with fade

    show Harley_Quinn
    with dissolve

    H "Eh Eh..."
    H "Vocês não vão conseguir me parar, esse é o seu fim"

    hide Harley_Quinn with dissolve
    show Superman_normal

    S "Não se eu puder evitar Harley Quinn, este é o seu fim"
    H "Até parece..."
    "Harley Quinn mostrou kryptonita para o Superman e ele ficou fraco..."

    scene black
    with dissolve

    scene bg parque
    with fade

    show Mulher_Maravilha_normal with fade 

    M "Ele não está sozinho Harley Quinn"
    H "Não pode ser..."
    "Harley Quinn tentou correr mas não conseguiu"
    "Os dois herois mandaram a vilã para a cadeia"

    menu:

        "Bom trabalho.":

            jump bom

        "... Pode melhorar":

            jump ruim


label bom:

    hide Mulher_Maravilha_normal with dissolve
    show Superman_rindo

    S "Obrigada, mas você foi otima. Parabens."
    M "Pare com isso... Se não fosse a kryptonita você teria acabado com ela "
    "Eles conversaram bastante e bastante"


    "--- Algum tempo depois ---"
    "Os dois continuaram a trabalhar juntos para sempre hehehe"
    "Este vai ser um longo ano..."

    ".:. Bom final."

    return

label ruim:

    scene black
    with dissolve

    "--- Depois ---"

    "Foi um longo dia, todos estavam cansados"

    scene black
    with dissolve

    "Os dois não trabalharam mais juntos"
    "mas se encontravam por ai"
    "..."
    ".:. Final ruim."

    return


OBS:
    hide Harley_Quinn with dissolve (Hide tira o personagem)
    show Superman_normal ( Show coloca ele)

Bom é isso, para adicionar mais falas, mais coisas e etc vai copiando e colando abaixo na parte que você quer,e obviamente substitua as falas se aparecer uma janela cinza quando você clicar em Launch Game tem algum erro no seu Script então volte e arrume.
Para adicionar mais coisas tente o tutorial que vem no programa lá tem varias coisas diferentes que você pode fazer.

Ao terminar seu jogo clique em Build Distributions e ele criará uma pasta com tudo sobre o seu game inclusive o launch/ start game.

SITES UTEIS:

Tutoriais ensinado: Ren'py Brasil
Duvidas,tutoriais e outros: Ren'py


PRINT'S DE COMO O MEU FICOU








PARA COLOCAR IMAGEM NO COMEÇO E NO FINAL

Em Options.py do seu game procure por:

    config.screen_width = 800
    config.screen_height = 600

Ai você alterá a largura e a altura da imagem,cenário,começo.

Colocando imagens:

Procure por para trocar imagem do inicio:

mm_root = " ",       
 mm_root = "começo.png", (assim que ficou no meu,acho que no normal estará alguma cor em #)


Para trocar imagem do final (créditos)

gm_root = " ",
gm_root = "fim.png",
(assim que ficou no meu,acho que no normal estará alguma cor em #)

Lembre-se de salvar

RESULTADO:



Na próxima postagem vou explicar um pouquinho sobres os códigos que fica na área Script

Até logo ^^

2 comentários:

  1. Gostei do resultado, parabéns!!
    Beijos

    http://empirefolles.blogspot.com/

    ResponderExcluir

» Fiquem à vontade
» Respeite a todos e não ofenda ninguém
» Não gostou do blog? Não precisa sair xingando ofendendo todo mundo, aceitamos sugestões, mas tenha educação.
» Caso não obedeça às regras seu comentário não será publicado

Desenvolvido por: Cantinho Kawaii